BEM VINDOS!!!

Hoje começa os preparativos para um dia muito especial na minha vida e quero compartilhar com vocês ....

Espero trocar idéias e copiar muitas novidades que vocês postarem rsrsrs.

Vão ser 365 dias de ansiedade, emoção e alegrias.

Que comece então....



domingo, 9 de janeiro de 2011

BEBIDAS: ESPUMANTES

BEBIDAS


Essa parte da festa é muito importante, comer e beber bem numa festa é essencial. Saber qual bebida com os pratos a ser servido, qual a quantidade certa a ser servida, qual a  bebida que melhor combina com a estaçao são dúvidas que sempre vem nas cabeças de nós noivinhas...então fui a luta e procurei vários sites com dicas sobre bebidas. Hoje vou falar dos espumantes, que eu particularmente adoro.





                                        ESPUMANTES


As variações de estilos e gostos são muitas entre os espumantes: Brut (seco), Demi-Sec (meio-seco ou suave) e Doux (doce). Os vinhos frisantes, ligeiramente gasosos, tipo Lambrusco italiano ou Vinhos Verdes portugueses não fazem parte dessa categoria de bebidas. E, muito menos, daquelas que são produtos de fermentação de outras frutas, que não a uva, como as Cidras (maçãs).
Sem preconceito, a opção para a compra, pode recair sobre um espumante brasileiro, grandes profissionais de enologia, conseguem produzir espumantes de muito boa qualidade. Destaque às casas Amadeu (Cave Geisse) e Chandon – Brasil (Chandon Excellence), assim como os seus Brut simples (Cave Amadeu e Chandon). Vinícolas Aurora, Cave de Pedra, Dal Pizzol, Lantier (De Greville), Giacomin, Lovara, Marson, Miolo, Salton e Valduga.
Todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é champanheParece confuso, mas a explicação é simples. A região francesa de Champanhe é a única que pode utilizar oficialmente a designação de champanhe para espumantes feitos pelo método champenoise. Em outras regiões, esse tipo de vinho recebe outros nomes.

                           

TIPOS DE ESUMANTES:
São quatro tipos de rótulos: brut (seco), demi-sec (meio seco ou ligeiramente adocicado), doce (bem açucarado, bom para acompanhar sobremesas). A diferença entre eles está na quantidade de açúcar adicionada na segunda fermentação. Existem ainda os rosé (feitos a partir de uvas tintas).

Salton







Chandon





QUANTIDADES A SERVIR:


Eventos rápidos, onde será servido somente o espumante: 
-  cada garrafa de espumante de 750 ml atenda até 3 pessoas.
- cada garrafa de vinho tinto ou branco atenda até 5 pessoas.


Eventos mais longos, em que outros tipos de bebidas serão servidas, como um casamento:
- cada garrafa de espumante sirva até 4  pessoas.
- cada garrafa de vinho tinto ou branco atenda até 5 pessoas.
Recomenda-se que as taças sejam servidas até 2/3 de seu tamanho.




                                               


COM QUE PRATOS QUE COMBINAM:
O champanhe ou espumante brut (o tipo mais seco) acompanha bem entradas e pratos principais leves, como ostras cruas, camarões e peixes grelhados. Com aves e carnes vermelhas, em receitas suaves, aconselha-se bebericar os espumantes rosés. As sobremesas pedem uma das variedades mais doces, como o démi-sec ou o moscatel espumante, nos des do que é produzido na região italiana de Asti.


TEMPERATURA:


Os vinhos tintos  devem ser climatizado entre 15° e 18°C. Os vinhos brancos entre 12° e 14°C.Espumantes entre 6° e 8°C.

A temperatura ideal de serviço, onde o espumante se apresenta de forma magnífica e onde o gás carbônico desenvolve seu importante papel, é a situada entre 4 e 6ºC.
Uma anotação importante: temperaturas muito baixas podem acentuar a acidez e diminuir os aromas da bebida.


Fontes:
 www.vinheteria.com.br
 http://confrariadelvino.blogspot.com/2008/09/como-servir-um-espumante-e-manter-todas.html
 http://www.espumantesdobrasil.com.br/
http://www.salton.com.br/novo/
http://www.casamentopratico.com/2009/12/dossie-espumante.html




 

2 comentários:

  1. Olha como eu estava por fora, achei que o vinho frissante era a mesma coisa, estava pensando em comprar o lambrusco.

    ResponderExcluir
  2. Noivinha, fui a um casamento em que foi servido lambrusco, ele não é espumante, mas é tão gostoso quanto. Aí vai de gosto, acho que se vc gostar muito de vinho frisante (eu adoro)não vejo problema em servir. Eu escolhi espumante da Salton pois achei um preço muito bom no Carrefour. Bjs

    ResponderExcluir